Por Claudia Assis
A Associação de Surf do Guarujá acredita que o surf está muito além de ser um esporte de competição. Nosso esporte transforma vidas, aproxima as pessoas, compõe padrões de comportamento, enfim, o surf é cultura e história!
Em 2018 a ASG encaminhou um projeto de Lei para instituir o Dia Municipal do Surfista. A Lei nº 4524 aprovada na Câmara Municipal de Guarujá formalizou um dia para a comunidade celebrar seus ícones. Desde então, ano a ano, os pioneiros do surf da ilha vem sendo homenageados no dia 20 de junho de forma a valorizarmos quem fez história e abriu caminhos para este esporte tornar-se o que é hoje!
Pioneiro homenageado em 2018:
Comprovadamente Guaracy Pedro Moraes o nosso THE BULL! foi dos primeiros desbravadores do mar com a prática de surf no Guarujá. Iniciou no esporte na década de 60 om pranchas feitas de madeiras e com cavernas foi o primeiro a testar os modelos de pranchas de resina MK 10.
Foi um dos criadores do CLUBE DE SURF GUARUJÁ onde se reuniam os surfistas para fazer os consertos e para guardar as pesadíssimas pranchas da época! As pranchas pesavam cerca de 18 quilos e Guaracy e seus amigos improvisavam carrinhos para transportar as “naves” até a praia!
Surfavam sem leasch ou roupas de borracha!
Guaracy, grande nadador, era conhecido como o mais ousado! Somente ele enfrentava os mares de ressaca ao lado da ilha Pompeba em Pitangueiras. Seu ídolo era o famoso Greg Noll conhecido como “Da Bull”. Guaracy gostava de usar bermudas iguais as de seu ídolo e todos na ilha o respeitavam por sua coragem!
Vejam no link o depoimento do Professor Guaracy no qual ele conta como era o surf na ilha na década de 60! Relata as paisagens da praia do Tombo e conta sobre os feras da época como Paulo Tendas e o “estilosíssimo” longboarder Preto!
Guaracy Pedro Moraes o nosso THE BULL!
Claudia Assis
Idealizadora do Projeto “Lendas do Surf”,
Colaboradora da ASG com pesquisas sobre a História do Surf no Guarujá,
Assessora Pedagógica do Projeto Surf Special.