Tinguinha Lima Paulo Rabello e Kemel Addas Neto Mundial no Peru 1985

Tinguinha Lima Paulo Rabello e Kemel Addas Neto Mundial no Peru 1985

Carlos Gonçalves de Lima, mais conhecido como Tinguinha Lima, começou a surfar com 9 anos de idade na praia das Astúrias e, logo se destacou com um surf rápido e muito moderno. Nossa amizade nasceu bem cedo, eu com 14 e ele com 16 anos, daí para frente praticamente crescemos juntos no Guarujá. Acompanhei sua brilhante carreira lado a lado e afirmo, o cara era sensacional!

Tem muito Bla Bla Bla das novas gerações sobre quem começou com os aéreos. no começo dos anos 80, surfistas geniais como Tinguinha Lima e Luis Neguinho, já voavam e ninguém se quer sabia o nome das manobras. Só me lembro do mundo todo reverenciar alguns ótimos gringos como os “pais” das manobras! A verdade é uma só, ao mesmo tempo que na Califórnia caras como Jeff Parker, Christian Fletcher e Matt Archbold voavam, também tínhamos em águas Guarujaenses os aéreos decolando sem parar pelos pés do Tinguinha!

Aereo Tinguinha Lima - foto de Raphael Emydio Pereira Neto
Tinguinha Lima

Tinguinha é daqueles caras que podemos eternizar no hall of fame dos “Deuses do surf” .

Sua coleção de títulos de peso é enorme, sempre fazendo finais inesquecíveis e colocando o surf acima da média para as épocas em que competia.

Era comum ve-lo passeando como ninguém nos extensos canudos entre o Sobre as Ondas e Canal na Pitangueiras, em dias de swell de Sul grande!

Tinguinha deixou um legado incrível para o surf Guarujaense em relação ao surf progressivo.

Levou a bandeira azul para o mundo inteiro, foi top da elite em 1995.

Atualmente Tinguinha mora no litoral norte, podemos achá-lo por lá pegando suas ondas e ainda com um surf power jogando muita água nos arcos!

Obrigado por tudo que você fez pelo surf do Guarujá e do Brasil!

Confira as fotos que buscamos na net para mostrar um pouco mais de Tinguinha Lima:


Nome: Kemel Addas Neto “Ne”
54anos
Surfo a 44 anos.
Designer, artista plástico e surfista.